top of page

   É a Serra de Montejunto o miradouro natural mais alto da Estremadura. A sua estrutura geológica é rica em algares, grutas e lagoas residuais, é, também, parque natural de uma flora de transição mediterrânico-atlântica.

 

    Localiza-se no extremo Sul do concelho do Cadaval, a Norte do concelho de Alenquer, orientada de Este para Oeste. A Serra de Montejunto eleva-se a 667 metros acima do nível médio do mar. É constituída por um maciço calcário onde predominam altas escarpas e gargantas apertadas. Destacamos neste maciço os cabeços de São João, Moinho do Céu, Penha do Meio-Dia, Espigão, Bicha e Monfarinho.

Serra de Montejunto

Serra do Socorro e Archeira

    A Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira (APPSSA) abrange 1223 hectares e distribui-se maioritariamente pelas Freguesias do Turcifal e Dois Portos, englobando ainda pequenas áreas da Freguesia da União das Freguesias de Torres Vedras (Santa Maria do Castelo e S. Miguel, S. Pedro e Santiago) e Matacães. A sul confina com o concelho de Mafra onde se desenvolve a encosta Sul da Serra do Socorro.

 

   Esta área destaca-se da envolvente em termos de relevo, sendo constituída pelas Serras do Socorro e Archeira, Serra da Galharda e Serra do Monte Deixo. Tornou-se um local distinto devido a constituir um local onde se verifica a presença de elementos com valor patrimonial em termos naturais, históricos, culturais e paisagísticos.

bottom of page